sábado, 28 de maio de 2016

'''OS OLHOS ''


'''Filha eu escrevi ontem o que ocorreu sábado mas sumiu daqui, talvez por eu não saber tanto, enfim, tou mais forte e vou tentar escrever de novo. Entendo que com calma possa relatar o ocorrido. Pois bem fui a festa de Jaci, sua nora e lá estando a sua mãe pediu-me por um momento que eu recebesse os convidados enquanto Ela e Jaci chegariam e fiz, porém de repente chega o pai de teus filho minha filha, acompanhado de uma namorada, poderia ser normal pra me mas não foi. Senti algo diferente que fazia doer o coração. Cheguei até Eles falei com Ele alguma e a Ela senti suas mãos nas minhas, ví naquilo mais que palavras, lembro que apertei mas que devia e naquele gesto eu tentava falar e não podi, era mais forte que eu. Sabe filha, queria sair dali, senti tristeza e mais uma vez vi que não devia ser eu a está ali e sim você. Então pedi para teu pai me levar a uma festa junina que havia na minha escola e tinha pouco tempo para trocar de roupa e então eu vesti, pela primeira vez vermelho que seria: tua blusa, teu lenço e a saia fiz com um tecido que Kleber vendia e fiz meu look e fui para a festa e ao chegar lá, senti tudo muito apagado, frio, parado. Então chamei minhas colegas para fazerem uma grande roda e Nela encher de crianças, comecei a dançar, fazia seis anos que havia feito isso, mas não estava em mim. Era como se fugisse de me mesma e se você houvesse dito: faz assim mamãe, fica bem, esquece e dar o melhor de ti junto-as crianças. Então eu conclui meu raciocínio: era necessário que eu agisse dessa forma filha, por nós, pelas crianças porque só havia três opções; ficar na festa, ficar em casa a chorar ou ir a festa junina e escolhi a última opção pois ao ver aquela roupa era como se você dissesse: vai mamãe eu estou contigo, não sofre, não vale a pena, SIGAMOS!!


'''ERA ASSIM ''


Filha, talvez não precisasse falar do passado, falar do que tento esquecer e provavelmente não é você claro, até porque você está em mim. Tentei entender porque as vezes não lembro tanto você e comecei a ,e questionar muito, mas como sempre digo que sou psicóloga de me mesma e acredito nas fases que passo ai entendi que não consigo imaginar muito, muita coisa, ou seja, vivo sem pensar tanto, talvez isso seja u escudo para tentar sobreviver. Pois bem, essa imagem veio há pouco tempo na mente e a encontrei e não podia minha filha me ausentar dessa fala: Era sempre assim que imaginava, ''um túnel'' por isso fecho os olhos quando se faz necessário passar por um. Nós duas esperávamos o milagre que não veio e não posso entrar em detalhes, você entende filha, mas no impossível eu supunha um túnel, escuro e longo, ao fechar os olhos eu sentia a mesma sensação  e acreditava que logo iria passar, a luz viria no final Dele e o escuro ficava para trás, era assim. Aqueles minutos, simbolizando o tempo eram fundamentais, pois precisávamos da  luz, do milagre e que no final iria acontecer, mas meu amor era tão cruel, tão sofrido, o chão havia sumido e só a esperança!!!

''GRATIDÃO''


sexta-feira, 20 de maio de 2016

'''VOU PEDIR ''


''vou pedir aos céus.............. você aqui comigo! vou pegar,,,,,,,,,,,,,flores pra te encantar.............hoje não tou bem filha, sei que se aproxima o dia que completamos anos e mamãe já sente antecipado a tua saudade, hoje estou a chorar, diferente de ontem, talvez por estar insegura e frágil, não sei bem  motivo a mais, mas sei que é assim, como sempre digo há dias de serenidade, há dias de saudades. È normal, não consigo entender filha, estou a me preparar para ir a uma psicológa, pois esse meu silêncio comigo mesma, é forte para que eu possa controlar e não posso deixar de ser forte, pois preciso seguir em frente. Trabalhar é bom porque tenho Nele o carinho do abraço mais puro e sincero, das crianças que além disso dizem: tá linda vovó. Então tão pequenos de meses a tres anos, me amam, me chamam, me conhecem, isso me move a vida, é ali que sinto-a. Foi um presente de Deus!!!

'''MÃEZINHA '''


Minha filha, não podia falar com você pois tive uma grande emoção ontem quando por acaso encontrei uma amiga sua e começamos a conversar, O mais interessante é que Ela me falou do que passou com o filho há tempos atrás num hospital entre a vida e o óbvio. Ela me disse filha que tudo aquilo serviu para que visse a vida de uma outra forma, não nos tínhamos nos visto mais e houve ai, uma lembrança e uma reflexão disto. Chorei muito, por isso não tinha condições de falar como agora. Uma coisa me chamou muito à atenção quando Ela me disse que lembrava muito de nós duas, quando da visita que nos fez e do amor que tinhamos uma pela outra, o carinho, mesmo e mais nos momentos dificieis, disse ter lembrado das suas palavras em um dado dia em que todas as suas amigas foram lhe visitar e numa fala sua você disse: tenham ''tempo'' ou seja, você pediu para que fosse uma mensagem, que nunca pensasse que não havia tempo para até as coisas mais simples, pois o tempo passou e se você pudesse faria voltar Nele e aproveitar melhor sua distribuição. Sabe meu anjo isso me fez refletir quando eu ti pedia par passear ou algo bom e com dor eu digo, vou tentar porque começo a embargar em lágrimas, desculpa mamãe filha, mas dizia não posso, não tenho tempo...............vamos ter todo esse tempo do mundo quando estivermos juntas novamente, não dar!!!

'' CERTO DIA ''


PORQUE!!! não sei, não entendo, somente sinto. Tanto que aos poucos filha começo a entender que estou me esquecendo de me mesma. Não de me cuidar, de trabalhar, de cuidar de meus compromissos e da casa, mas esquecer que não preciso lembrar de tanta coisa mais e que tanto fez como tanto faz. Isso criou uma barreira emocional e paralizou algumas etapas, sonhos, idealizações minhas que já sinto a dificuldade para realizar coisas que antes tinham uma praticidade maior. Tenho certeza minha filha que parei no tempo dentro do meu cérebro, não parece, é só ver que tenho raciocínio equilibrado, porém ninguém percebe, mas eu sei muto bem o que acontece comigo filha. Sabe há uma enorme distância quando estou assim, escrevendo e dizendo calmamente o que sinto, não há desespero, há uma imensa e vaziva consciência do que não sinto em dados momentos. É como se você tivesse ido a algum lugar e iria voltar ou logo em breve eu te reencontrarei. Quanto ao jardim florido é verdade, Deus escolheu a rosa mais linda Dele, apenas eu não quero que essa rosa possa ''secar'' pois eu não gosto da idéia e digo: a rosa está bem viva dentro de me, enquanto eu viva por nós!

''C A R T A ''


''SERENIDADE ''


Minha filha, encerro esta noite, dizendo que entendi a tua mensagem, havia um obrigada: P K M e depois que K EV e assim foi seguindo. Entendi e deu certo minha filha, assim como uma decisão sábia vinda de Deus, estou a caminhar e esperar que Nele se faça o que for , segundo a sua vontade, pois tennho tido referências de anjos que Deus me traz, como se fosse tua voz. Hoje fui a Caruaru e deu mais ou menos certo, embora tudo caminhou, você sabe, o mais interessante é que teu nome foi ouvido e eu disse: valeu, somente pelo nome já está dando certo. Sabe filha, apesar de o teu pai apronta, não precisa entrar em detalhes, é meu companheiro, um se apoia no outro, Ela tem um raciocínio melhor e nos conduz ao destino exato, não largamos a mão um do outro, porque só temos a nós e lembro tanto você que tenho certeza está conosco tal qual um anjo a nos guiar. Vou viajar,com Maria e Diogo, vou senti-los pertinho de mim,.. Não podia ir sem ti dizer que vou voltar e está aqui!


''' F I C A ''


Filha, eu voltei,onde estive, levei você comigo, mesmo tendo em maria, meu abraço e carinho, tomei banho de piscina com Ela e me perguntava quem eram aquelas pessoas nos portas retratos. Quando digo ''titia'' ela na sua inocência de dois aninhos, não sabe, mas o que será que vai em pensar em titia. Olho para Ela com os cachinhos teus ou seja o cabelo encaracolado. Filha, tento ir, como uma onda no mar, que volta e segue. Não me sinto bem quando vejo que fomos onde passei com você os dias que seus cabelos começaram a cair, doi ao olhar o caminho que leva lá, porém onde ficamos você bem sabe que pensei em você para poder ter, pois dizia: se pudesse teria um desses, fiz e todos gostam. De tarde dormi a voz de crianças e seu irmão e cunhada. Me sinto serena e segura quando vejo mais gente, principalmente criança, ao contrário, gosto delas falando, correndo, durmo é incrível, pois é como uma certa paz, que não sei explicar. Teus irmão são mais carinhosos comigo, têem paciência conosco: eu e teu pai, nos convida a sair. Pois é filha, o lugar é lindo,parece as coisas boas que duraram pouco e que se não tem muita gente, sinto solidão de andar, um mixto não sei propriamente do que. Me arrumo, ponho suas bijuterias e tiro fotos, não entendo, mas acabo fazendo!!

'' DISTÂNCIA ''


"' FILHA'' falar de distância é como não puder medir essa distância, até porque você não me é vista atraves dela e sim da saudade, não há o que medir se você está em me, no meu coração e pensamentos, então não existe dimensão entre nós, há uma imensa saudade que aperta, como braços que não tem forças, nem calor. Filha eu lembrei de um fato que me é comum acontecer: sinto um ''frio'' inconsequente enorme vez em quando, acompanhado de uma falta de alguém que me abrace, me aqueça e aprendi a conviver com isto, somente sei que demora a passar e é muito estranho, pois não depende da temperatura ambiente, mas da minha própria, porque minha filha é um frio tão forte, incontrolável e junto uma falta de afetividade que choro, tremo, rezo e falo, palavras de raiva, de oração, enfim, me pertuba. me sinto fora do próprio corpo, pois não consigo controlar a me mesma e tenho que esperar que passe. Vejo como se saisse de mim e fosse lutar para voltar de um mundo gelado e que não faço parte Dele, sei que não é tão fácil pra me, mas vou caminhando assim filha!!!

terça-feira, 3 de maio de 2016

''MINHA FILHA ''''


''Minha filha, hoje eu tentei falar para alguém que acabara de devolver pra Deus alguém amado, dizer o que é por vez tão dificil, dizer pra o outro justamente o que não queríamos ouvir, principalmente no inicio de tudo. Sabe minha filha, é como se pudesse negar a verdade, se pudesse não permitir a nós mesma tal fala, enfim é guardar no bolso do coração a nossa dor para entrar na do outro. Por vezes isso acontece, aqui no face, com pessoas que estão do outro lado e que nem conhecemos de perto, mas sentimos a necessidade de dizer isto, poder ajudar, conversar e sempre é as mesmas coisas que se sente: vazio, saudade, solidão, distância. Um compreende o outro porque somente quem passa sabe exatamente tudo. Então filha procurei na minha experiência de dor, amparar o outro que estava tão mais angustiado e fora da realidade. Filha somente aqui eu posso te dizer o que realmente sinto pois sei que você me entende e sabe da minha dificuldade de lidar. Sabe ontem fui ao shopping com seu pai e me lembrei por demais de você filha. Lembrei quando íamos lá e você dizia que eu iria tomar café com o meu bolo preferido. Perguntava se eu queria alguma coisa, era como se tudo fosse muito perfeito. Quando olho as vitrines de sapatos e bijuterias, ai lembro mais pois você gostava. Sinto uma melancolia de estar ali sem você, ver que tudo cresceu, mas eu sei que você sabe, só eu não sei!!!!!!!


'' OS LAÇOS ''


''Os laços da alma prosseguem através do infinito............... realmente FILHA, hoje mesmo, ainda agora, bateu uma SAUDADE tamanha, sabe daquela que a alma vai até o fundo do poço, o desespero e a dor, que dor que doe, tanto que o limite não tem fim, até porque é como se estivesse no deserto, em meio ao silêncio e somente o nada a ver e acreditar. Sabe é assim sempre que Ela chega, em prantos e desenganos, por isso eu entendo tão bem a dor do outro porque é tão real aos olhos de quem sente e tão irreal a que supõe ser. Não há conformismo nisso, há uma espécie de descontentamento, é como se despir a alma em busca de incertezas do que mesmo supomos ser, sei não filha, não há mais medo, quase não há limites, as palavras saem sem freio de crença ou fé, por puro desengano do que dilacera  alma. É claro que os laços não findam, basta olhar teu retrato em minha frente e não querer o óbvio, mas você em qualquer esfera ou circunstãncia, mesmo até acreditar que não se acredita em nada, isto acontece, é um fato, embora misture tudo na fragilidade do momento e no infinito amor!!

'''ETERNAMENTE ''


''Filha,  hoje eu pude dizer algumas palavras a tua filha e vi que Ela escutou. A maneira Dela claro, calada, sem opinar, apenas escuta, mas eu entendo pois na carência e fragilidade minha de filha, alguém, no caso Ela me escutar já me basta tanto meu anjo. Dizia que tinha tido tantas missões em minha vida, que Deus me dera caminhos a seguir, sempre cuidando de pessoas com o suor do  meu trabalho, da importância de cuidar dos meus filhos, ajudar a você a cuidar Deles e por fim, formar uma outra família, onde seus filhos pudessem está conosco nas refeições principais e contar comigo e suas tias a cuidarem também das roupas Deles ou seja filha, disse que se pudesse teria ido no seu lugar, minha vida por completa, para que Eles tivessem você. Também ressaltei que estava triste pois minha irmã não compreendia que eu precisava poder escolher, depois de tanto tempo de trabalho a hora de parar e viver do eu havia entendido como uma benção de Deus em poder vê-las tendo seu próprio meio de viver, mas não compreendia e talvez tivesse sido mais dificil, porém filha entreguei nas mãos de Deus tal qual você fazia e esperava a resposta Dele, lembra. Talvez não tenhamos entendido as respostas Dele, mas não posso adiantar o que não sei, apenas agradecer pela benção!!!!

''MÃE ''


Oi filha, eu sei que amanhã é o dia das mães e talvez eu não possa te dizer tudo que estou tentando dizer agora. Não deixei de ser sua ''mãe'' porque você foi morar com Deus, não Ele deixou toda sua marca em mim. É só eu olhar dentro do meu ser que te encontro linda e minha filha, sabe hoje de manhã eu senti, quando ia sair, na porta de saída, um cheiro de rosas e senti que era você filha, tenho certeza pois sempre soube que gosto de rosas e de seu perfume. Desde então estou a sentir tua falta e sempre meu corpo reage a isso, então bem sei que nesses momentos você vem e diz: estou aqui mamãe com você, nunca te deixarei, eu tenho certeza. Sinto imensamente pelos teus filhos, bem sei o quanto é dificil, são guerreiros, se apegam a Deus e as pessoas que escolheram como namorado(a) mas é no coração que doe mais a dor da saudade filha. Então, mais um ano com você na alma, no pensamento, na fé e oração de que te amo e que Deus me presenteou com você meu anjo de minha vida!!!

''ANJO MEU ''


''Anjo Meu, as vezes me sinto confusa e procuro alguém para poder contar alguma coisa, sabe filha, muita vezes são decisões em que não sei se preciso fazê-las, porém por outro lado acredito que tenho algumas missões em que o Criador determinou para me e que alcançou a graça, então começo a entender que posso usufruir do meu trabalho. Foram longos anos filha e você sabe tanto. Me dediquei a vocês meus filhos e netos junto-a você, depois a missão de cuidar de quem era necessário. Pois bem hoje eu penso que posso caminhar um pouco livre, não que me fora um fardo, ao contrário, foram graças dadas por Deus para que eu pudesse ser útil. Mas, me doe filha ao ver que talvez não fora suficiente tudo, fiz com amor e determinação, faria tudo de novo, somente fico triste em ver alguém a qual eu supunha agradecer a Deus por tanta coisa, mas vejo raiva, parece que sou não bem vista, não entendo, ninguém estava ali, ninguém ligava, mas Deus me deu forças suficiente em meio a dor para que eu não pensasse em me, mas ergue-se a cabeça e cumprisse mais uma graça. Então filha, queria que só me entendesse, me ouvisse, me ajudasse a ver qual caminho a seguir, mas fica aqui eu e você!

'''SOBREVIVER ''


''S O U E U ''


FILHA, eu passei uns dois dias sem poder te falar, sabe estava doente e bem sei que é meu corpo que reage a tua saudade, senti tanto, sofri muito em ver que todos estavam lá a almoçar comigo, o dia das mães, mas eu já sentia antecipado tua falta e ao olhar para teus filhos, sabe minha filha é forte por demais, é uma culpa, mesmo sabendo que não tenho, mas carrego comigo por não eu a quem Deus tivera escolhido, Nunca vou entender e agora estou chorando por não conseguir ter você filha, daí eu adoeço psicologicamente e o corpo, pois numa sintonia de saudade. Vou tentar te falar um fato: fui onde sempre vou, na campa onde estás, ao que antecedeu ao domingo e lá como sempre: limpo, rezo, falo, canto e silêncio até que pedi a Deus que falasse comigo pois eu já não tinha o que dizer, esqueço as músicas mas, nesse momento, uma me veio a cabeça, ''Ouço Deus''. Sabe meu anjo, rapidamente esqueci, qual era a música e isso durou até domingo a noite bem na hora que ia me deitar. De repente coloquei no youtube algumas músicas de Deus para acalmar meu coração e quando já ia acabando, surgiu exatamente ''Ouço Deus'' a última de sete, achei de uma expressividade tal qual Deus houvera me lembrado e no outro dia vi, estava lá ANJ 7o............ ou seja só foquei nessas letras e números, entende como entendi e vi que Deus te enviou para dizer que sim estão comigo, amem Filha amada!!

Desabafo